Brasil e seu potencial solar!

Brazil moneybox

O sol é o mesmo, mas no Brasil ele brilha diferente, tanto que influencia a cultura e a forma como o país é visto. O sol que ilumina as festas e o ritmo do brasileiro também pode ser usado para gerar energia.

Para entendermos ainda melhor esse processo vamos estudar o conceito de radiação e irradiação.

Radiação é o nome que se dá à energia radiante emitida pelo Sol, que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível e o restante é transmitido como luz infravermelha, chamados raios IV, e como radiação ultravioleta chamados raios UV.

A Irradiação é integrada em um intervalo de tempo especificado, geralmente uma hora ou um dia, e é dada em watt hora por metro quadrado (Wh/m²). Irradiação solar nada mais é do que uma determinada quantidade de radiação solar por unidade de área.

Mapa da radiação no Brasil

$57mc1kwx0i

A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta.

Em uma entrevista o Chief Executive Officer at Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia completa; “Estamos atrasados pelo menos 15 anos em razão de gestões passadas por não terem dado a atenção devida à geração solar”. Neste momento, a energia solar tem representação ínfima na matriz energética total do país, em torno de 0,02%, mas até 2030 deve chegar a 10% com 25 GW. Para se ter uma ideia a China já possui 75 GW e a Alemanha, 40 GW.

$jowqps007f

A Alemanha, não é reconhecida por ser ensolada e mesmo assim, está bem à frente do Brasil. Dá para perceber que o Brasil tem muito potencial de energia pelo mapa acima. Com tudo isso e mesmo diante da crise que insiste em persistir a energia solar no país avançou 400% em 2015; 320% no ano passado e são aguardados outros 300% neste ano.

Se prepare para o futuro e faça parte desse crescimento, economizando energia e investindo seu dinheiro onde o retorno é garantido. Entre em contato com a Boreal Solar para instalar o sistema fotovoltaico na sua casa, empresa ou sitio.

 

1 Comentário

  1. Parabéns pela publicação!
    Realmente o potencial é grande para a energia solar fotovoltaica que facilita a vida das pessoas no sentido de economizar na conta de luz. Iniciativas como essas promovidas por empresas privadas e governo beneficiará não somente a população, mas também o meio ambiente.

    Mais energias renováveis, mais sustentabilidade para o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *