Conheça projetos de energia alternativa ao redor do mundo

schlierberg-borea-blog

Preocupações como o aquecimento global e a poluição das águas têm dado força para a disseminação da energia alternativa por todo o mundo. Apesar de ainda não serem explorados em todo o seu potencial, métodos como o solar e o eólico vêm ganhando espaço em diversos países, principalmente com projetos inovadores planejados por pessoas ou grupos engajados em reduzir os impactos ao meio ambiente.

Conheça três projetos desenvolvidos a partir da geração sustentável de energia, que indicam algumas das tendências em energia alternativa para o futuro e servem de referência para o restante do mundo:

Ponte Blackfrias (Londres / Reino Unido)

blackfriars-boreal-solar

Maior ponte solar do mundo, a Blackfrias faz parte da estrutura de uma estação ferroviária às margens do Rio Tâmisa, na capital britânica. Construída no século XIX, a ponte passou por uma reforma finalizada em 2014 para a instalação de seis mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos, capazes de produzir energia a partir da luz solar. Os mais de 4 mil painéis produzem aproximadamente 900 mil kWh de eletricidade por ano, compensando a emissão de cerca de 500 toneladas de CO².

A energia gerada ajuda a suprir o consumo da estação e faz parte dos planos de energia alternativa de Londres para reduzir a emissão de gases poluentes na cidade. Além dos painéis de energia solar, a ponte também conta com materiais que permitem a iluminação natural e sistemas de coleta de água da chuva.

Entenda como funciona o processo de captação de energia solar.

Usina de biomassa (Shenzen / China)

usina-china

Prevista para ser a maior do mundo, a usina de biomassa da cidade chinesa de Shenzen ainda está na fase de projeto e deve ser inaugurada até 2020. A ideia é construir uma edificação capaz de incinerar cinco mil toneladas de lixo por dia, aproveitando os resíduos gerados pela região para produzir eletricidade.

A China é um dos países que mais emitem gases poluentes em todo o mundo e busca alternativas de compensar os impactos à natureza, sem deixar de produzir energia. Seguindo essa linha, a usina vai contar com mais de 40 mil metros quadrados de estrutura fotovoltaica, que irá aproveitar a extensão de seu teto para geração de energia solar. O projeto será aberto a visitas do público, com o objetivo de mostrar aos cidadãos como funciona a geração de energia pela biomassa e alertar a população sobre o excesso de produção de lixo.

Bairro solar Schlierberg (Friburgo / Alemanha)

schlierberg-borea-blog

Imagine um bairro inteiro construído a partir de conceitos sustentáveis, onde vivem centenas de pessoas, causando o mínimo de impactos ao meio ambiente. Esse lugar existe, em uma cidade do interior da Alemanha. O bairro Schlierberg é composto por casas construídas com madeira e materiais de construção ecológicos, priorizando a iluminação natural e a captação de água da chuva para irrigação de jardins e aproveitamento no sistema de saneamento.

As políticas do vilarejo incentivam o uso de lascas de madeira para aquecimento e o compartilhamento de automóveis, reduzindo a necessidade de mais carros nas ruas e emissão de gás carbônico. Com cerca de 60 casas e um edifício comercial, o bairro Schlierberg é marcado pela instalação de painéis solares sobre os telhados de todas as casas, dispostos de acordo com a inclinação de incidência solar. As estruturas são capazes de produzir quatro vezes a energia consumida pelos moradores, tornando o bairro autossuficiente em geração energética.

Aproveite para ler um pouco mais sobre o que o Brasil tem a aprender com a Alemanha em aproveitamento da energia solar.

Você conhece algum projeto de energia alternativa no Brasil? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *