4 alternativas para geração de energia sustentável

4-alternativas-para-geracao-de-energia-sustentavel

Energia Sustentável é aquela que causa pouco ou nenhum prejuízo à natureza para ser gerada. Sua produção, portanto, não depende diretamente do desgaste ou aproveitamento de recursos naturais esgotáveis, configurando-se como uma alternativa ambientalmente viável para a demanda de energia da sociedade atual. Separamos abaixo quatro das opções disponíveis hoje para geração de Energia Sustentável:

Energia Solar

Considerada uma das principais fontes de energia limpa existentes, o sol emite para o planeta luz e radiação capazes de gerar eletricidade e outras formas de energia. Captada por painéis solares que podem ser instalados em qualquer lugar que receba luz solar, essa energia é utilizada para o aquecimento de água e até para abastecer casas, comércios e indústrias com luz elétrica.

Além de não emitir gases poluentes, a energia solar exige ferramentas simples e de baixo custo de instalação, figurando como uma fonte de alto potencial para substituir as fontes poluentes utilizadas atualmente. Muito explorada em países como Alemanha e Japão, a energia solar tem ganhado espaço em todo o mundo, uma vez que utiliza um recurso sustentável e oferece diversas vantagens para seus usuários, como redução na conta de luz e independência energética.

Aproveite para calcular a economia que é possível fazer instalando painéis solares.

Energia Eólica

A partir de grandes estruturas de hélices localizadas em áreas abertas, é possível gerar energia utilizando a força do vento. O processo baseia-se basicamente no acionamento de um gerador por meio do giro das pás, produzindo corrente elétrica que pode ser utilizada no mesmo local ou transportada para outras regiões.

Por depender apenas da quantidade de vento, a energia eólica não gera prejuízos ao meio ambiente e possui a vantagem de poder levar eletricidade a lugares remotos. Ao mesmo tempo, a necessidade de fortes ventos limita o crescimento desse tipo de geração, que costuma causar fortes interferências visuais e sonoras nas regiões onde as turbinas são instaladas.

Energia Hidrelétrica

Também conhecida como energia hidráulica, a hidroeleticidade é a energia gerada a partir dos cursos do rio, utilizando primariamente o movimento da água. Produzida em hidrelétricas, ela é gerada a partir da movimentação de turbinas instaladas em barragens, que represam a água para controlar seu escoamento e assim gerar energia cinética que, por fim, é convertida em eletricidade.

Muito utilizada no Brasil, a energia hidrelétrica tem como fundamento apenas o aproveitamento do curso natural da água de rios. Apesar de não explorar indefinidamente nenhum recurso natural, seu caráter sustentável é controverso, uma vez que a instalação de barragens causa diversos impactos à flora e à fauna locais, além de implicar em consequências sociais.

Veja também 5 impactos ao meio ambiente evitados pela Energia Renovável.

Energia Maremotriz

A variação na altura média do mar é o recurso principal utilizado para gerar energia a partir dos oceanos. Por meio de turbinas hidráulicas semelhantes às das hidrelétricas, a estrutura baseia-se na circulação natural da água, que pode ser mais alta ou mais baixa de acordo com a posição do planeta em relação à lua e ao sol.

Os mares também possibilitam a geração de energia por meio do movimento das ondas e da diferença de temperatura de suas águas, outras duas formas de geração que não interferem no esgotamento de recursos naturais. Apesar disso, a instalação das estruturas para esses processos de captação, conversão e distribuição ainda é muito cara e pouco efetiva, sendo pouco usada como alternativa à geração de eletricidade.

Conhece outras formas de Energia Sustentável? Conte pra gente nos comentários.

3 Comentários

  1. Excelente artigo. realmente eu vou fazer este curso sobre instalador solar. Obrigado pelas dicas.

  2. domingos disse:

    obrigado irmãos, estou enterrezado nisso.

  3. domingos disse:

    nós temos problemas serios com relação a energia, não sei como… principalmente na zona sul da Guiné-Bissau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *