Usinas solares de geração distribuída têm se tornado uma solução atraente para consumidores e investidores. Entenda como aproveitar esta oportunidade!
A energia solar vem se popularizando e seus benefícios quanto a economia e a sustentabilidade são inquestionáveis. Para quem tem intenção de fazer da geração de energia solar uma oportunidade de negócio, além de gerar a sua própria energia, tem a possibilidade de se tornar um fornecedor de energia.
A usina fotovoltaica, também chamada de central fotovoltaica, nada mais é que um sistema de energia solar de grande porte construído para a produção e venda de energia elétrica.
Seu funcionamento consiste na produção de eletricidade por meio dos painéis solares, que passa por um inversor solar para converter essa energia em corrente alternada para, então, ser direcionada pelas redes de transmissão de energia e, então, ser distribuída para o uso em sua casa ou empreendimento de terceiros.
Por produzirem energia elétrica em corrente contínua, precisam de um inversor solar para converter essa energia em corrente alternada, ou seja, no padrão elétrico conectado à rede de energia tradicional, para que a energia produzida seja entregue.
Por ocuparem algum espaço físico, as usinas fotovoltaicas costumam ser instaladas em áreas mais distantes ou amplas. Mas, para o autoconsumo remoto é que o local de geração e o de consumo devem estar na mesma área de concessão e que as contas de energia estejam em nome da mesma pessoa física ou jurídica, mas para sanar essa questão surgiu o arrendamento de usina solar.
Neste caso, o arrendamento de usina solar pode ser uma boa solução, com ela, o dono da área permite que seja construído, ou ele mesmo constrói, uma usina em seu local e aluga aquela usina para um consumidor que possa utilizar aquela energia.
Assim, em ambos os casos, consumidor ou fornecedor de energia solar, é uma excelente negócio, tendo em vista que em caso de consumidor, é possível custo desta energia é 20% menor que o valor praticado pelas concessionárias de energia e o preço fixado em contrato não sofre alterações, pois não está submetido às oscilações das bandeiras ou aumentos energéticos. Já como fornecedor, é possível gerar receita, ao receber um valor mensal todo mês que irá pagar o seu investimento realizado em alguns anos e tendo um retorno do investimento ao longo do período de aluguel da Usina.
Como vantagens de investir em usina solar, podemos destacar:
Seja como investidor ou como consumidor, a resposta é sim!
Se você está pensando agora se vale mais a pena investir na instalação de painéis fotovoltaicos no seu estabelecimento ou investir em usinas de geração distribuída, esteja certo de que qualquer uma das modalidades têm um tempo de retorno médio menor que 4 anos.
Esse modelo de negócio é muito atrativo e a Boreal Solar pode te ajudar, com a realização de todo o estudo de viabilidade do investimento e a gestão dos contratos de locação de usinas solares.
Se você busca ser um fornecedor de energia ou fazer a aquisição de cotas de uma usina solar para sua empresa ou residência, entre em contato com um dos consultores da Boreal e entenda qual a melhor forma para você começar a fazer parte desse novo mundo de oportunidades que a energia solar proporciona para o seu futuro.