Instalar um sistema de energia solar fotovoltaica é uma atitude cada vez mais comum entre os brasileiros, com o público geral percebendo as vantagens de investir em uma opção de energia renovável, com uma estrutura durável e capaz de reduzir as contas de luz em até 95% por mês. Veja neste artigo quais são os passos que você deve tomar para poder ter um sistema de energia solar fotovoltaica em seu imóvel
Estudo de viabilidade
A primeira coisa que deve ser feita antes de instalar um sistema de energia solar em seu imóvel é um estudo de viabilidade, que nada mais é do que uma análise das condições que seu imóvel têm de gerar energia solar.
Nesse processo são analisados desde a estrutura da construção até o posicionamento do telhado com relação ao sol, para garantir a máxima exposição aos raios solares durante os diferentes períodos do ano. Com o estudo se define quais os materiais e a estrutura ideal para atingir o máximo potencial de acordo com as condições específicas de cada imóvel.
Sabendo exatamente quais as características ideais do sistema que será instalado, é preciso checar como será realizada a integração do sistema de energia solar com a rede elétrica do imóvel.
Assim o sistema será capaz de distribuir a energia para todo o imóvel e também para a rede elétrica – lembrando que o excedente de produção de energia solar é devolvido à rede convencional, gerando pontos de desconto junto à concessionária de energia elétrica.
Para instalar um sistema de energia solar fotovoltaica é preciso ter autorização da concessionária de energia local, não só por motivos burocráticos, mas também para permitir que você envie a energia excedente à rede e tenha acesso aos pontos de desconto na conta. Além disso, mesmo com um sistema, ainda é cobrado um valor mínimo de conta de luz todos os meses.
A concessionária autoriza analisando o estudo de viabilidade e homologando todo o processo de instalação que irá ocorrer. Ela também envia profissionais para uma vistoria em qualquer imóvel que opte por instalar o sistema de energía solar fotovoltaica.
Enfim chega o momento de instalar o kit do sistema de energia solar, com seus suportes, painéis e conversores seguindo à risca as definições do estudo de viabilidade, até para que não ocorra nenhum problema junto à concessionária posteriormente.
Após montar a estrutura completa, de acordo com o planejamento e somente com produtos homologados e certificados pelo Inmetro, é chegada a hora da vistoria da concessionária. Técnicos vão até o imóvel para conferir se tudo está correto e seguindo exigências legais e de segurança.
Somente durante a vistoria, é feita a instalação de um medidor bidirecional, que não só mede a energia consumida como também permite a distribuição da energia excedente para a rede, gerando créditos para abater no valor da conta de luz.
Para seguir todos estes passos, você vai precisar da ajuda de uma empresa especialista. Assim, todo o processo fica mais fácil, já que a empresa não só faz o estudo e a implementação, como também lida com toda a burocracia e com a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com as concessionárias.
Fale com a Boreal Solar e veja como ajudamos você a ter o melhor sistema possível para seu imóvel, seja ele residencial ou empresarial. Conheça os benefícios de instalar energia solar fotovoltaica em seu imóvel e peça um orçamento sem compromisso!