O crescimento da matriz solar na geração de energia brasileira e como você se beneficia

boreal

2022 é um ano promissor para o crescimento da energia solar no Brasil, mas como ela tem se encaixado na geração total de energia e o que isso significa para você? Entenda a seguir.

 

Temos visto um crescimento exponencial da utilização de energia solar no Brasil nos últimos anos. 

Dentre diversos fatores favoráveis e o marco legal de geração distribuída, sancionado em janeiro deste ano, temos a certeza de que 2022 é um ano que promete impulsionar o crescimento da energia solar no Brasil.

Mas afinal, como é a participação da pg slot solar na geração de energia no país agora?

Continue a leitura para saber o cenário atual, sua evolução e os motivos para esperarmos um boom de geração de energia solar nos próximos anos.

 

Energia solar na matriz energética brasileira

 

Segundo dados do MME (Ministério de Minas e Energia) de novembro de 2021, nos últimos 12 meses, a geração de energia solar cresceu mais de 60%.

 

Somada à fonte eólica, as duas alcançaram a 2º posição entre as maiores fontes energéticas do país, ficando atrás somente das usinas hídricas, responsáveis por 56,7%.

 

O que já são números expressivos, ficam ainda mais promissores: de acordo com projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil deverá quase dobrar sua capacidade instalada até o final de 2022, passando dos atuais 14 GW para 25 GW.

 

Aqui, somam-se tanto usinas de grande porte quanto sistemas de geração própria de energia em indústrias, comércios, residências ou áreas rurais.

 

Este salto também é devido a uma maior parcela de grandes usinas que estão previstas para entrar em operação comercial neste ano.

 

Para você ter uma melhor ideia do que estes números representam, a atual potência operacional da fonte solar fotovoltaica no Brasil já superou a capacidade da Usina de Itaipu, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo.

 

Não é pouca coisa, não é mesmo?

 

Mas este cenário é recente. Mesmo considerando a vantagem de riqueza da fonte no Brasil, visto que temos um extenso território com altos níveis de incidência solar, até pouco tempo havia pouco incentivo público e privado, além de valores altos do equipamento.

 

Após diversas iniciativas de investimentos privados e incentivos governamentais para valorizar e impulsionar o uso de energia fotovoltaica, é possível ver os benefícios econômicos e ambientais resultantes da geração dessa fonte de energia:

 

  • Mais de 74,6 bilhões em novos investimentos
  • Mais de 420 mil novos empregos gerados
  • Mais de R$12,1 bilhões em arrecadação de tributos
  • Mais de 18 milhões de toneladas de emissão de CO2 evitadas

 

E no seu contexto, como a adesão à geração de energia fotovoltaica pode ser benéfica para você? Confira abaixo!

 

Quais os benefícios da energia solar para você?

Você entendeu o contexto da energia solar na matriz energética brasileira, mas agora veja como esses benefícios se aplicam ao seu dia a dia:

  • Economia de até 95% na conta luz
  • Imóveis com sistema fotovoltaico são valorizados em até 8%
  • Quanto maior a geração de energia distribuída, menor a necessidade de ativação de usinas termelétricas, reduzindo a inflação energética
  • Fonte infinita: enquanto houver luz solar, você terá energia
  • Não polui, auxiliando em um mundo mais saudável para as próximas gerações
  • Baixa manutenção
  • Custo baixo e rápido payback (em média 3 a 5 anos)
  • Longa vida útil do equipamento: pelo menos 25 anos

Claramente, o melhor caminho para o país e para você é a adesão à energia solar. Se quiser saber mais sobre como usufruir dessa fonte renovável, entre em contato agora e fale com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *