Como a energia solar pode proteger sua empresa de um novo apagão

Risco de apagão aumento das tarifas e a busca pela energia solar

O medo de apagões no Brasil voltou a assustar empresários de todos os ramos. Saiba como você pode proteger a sua empresa desse risco.

 

Após a pior seca registrada no país em 91 anos, o sistema de energia brasileiro voltou a operar em alertar e a levantar o seguinte questionamento:

É realmente seguro e vantajoso depender de um sistema energético cujo principal recurso natural explorado, a água oriunda da distribuição de chuvas, não está sob o controle humano?

Isso porque o Brasil depende muito ainda das hidrelétricas para abastecer seu sistema de energia, com uma representatividade de 70%.

Diante de um cenário de escassez de chuvas e da volta do medo de apagões, que ficaram famosos no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, alguns hábitos como desligar a luz durante o dia e cronometrar o tempo no banho estão voltando à rotina dos brasileiros.

Será que, mesmo após duas décadas dos últimos apagões, ainda precisamos contar exclusivamente com as hidrelétricas como única fonte de energia para abastecer nossas residências e negócios?

A energia solar, nessa perspectiva, se apresenta como uma excelente alternativa para ajudar a reduzir o risco de apagões.

26

Devemos mesmo ter medo de um novo apagão?

Para que o sistema brasileiro continue abastecido em sua totalidade, algumas estratégias como importar energia de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, são adotadas pelo Governo. 

O problema é que ações dessa natureza tornam a energia elétrica ainda mais cara para o usuário.

Como quase tudo depende da energia elétrica para ser produzido e distribuído, o efeito dessa ação pode ser visto como uma cascata: aumenta-se o custo da energia, logo aumenta-se o custo dos produtos, que por sua vez diminui o poder de compra da população.

Em um cenário pós-pandemia, onde a crise sanitária levou a uma profunda crise econômica, a crise energética pode ser ainda pior ao agravar a situação e retardar ainda mais a recuperação econômica. É por isso que um novo apagão é tão temido.

Por esse motivo, cada vez mais cidades estão aumentando o investimento em fontes alternativas, renováveis e abundantes de energia, como a energia solar.

Como a energia solar pode ajudar?

Ainda que nem todas as residências e estabelecimentos possam funcionar de forma 100% autônoma, como já explicamos em outro post sobre o tema, diversificar a matriz energética da sua empresa é o primeiro passo para reduzir o risco de apagões, ou pelo menos diminuir ainda mais o seu impacto em caso de ocorrência.

Uma vez que o Brasil é o país com maior potencial do mundo para liderar a produção energia solar, por motivos climáticos e também de acesso à matéria-prima para produção das placas fotovoltaicas, a energia solar fotovoltaica se mostra como a melhor alternativa para qualquer empresário.

Além de reduzir custos com a conta de energia, ter a energia solar como uma de suas fontes também garante a produtividade da sua empresa em tempos de crise hídrica, tornando o seu negócio ainda mais eficiente e competitivo.

Com um custo até 95% menor para estar conectado à rede de energia local, a energia solar ainda protege o seu negócio do risco de apagões e dos seus impactos para o seu negócio. 

Seja a sua empresa uma indústria, comércio ou até mesmo uma rede prestadora de serviços na área da saúde, educação, turismo e entre outras, a energia solar é o fator que faltava para impulsionar sua estratégia.

Entrando em contato com um especialista da Boreal Solar, você pode entender melhor como reduzir custos e utilizar a energia solar fotovoltaica como um diferencial competitivo no seu mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *