Brasil chega a marca de 2GW gerados pela energia solar

Brasil chega a marca de 2GW gerados pela energia solar

O crescimento da energia solar no Brasil é constante e, pela primeira vez, temos hoje mais de 2 gigawatts (GW) de potência instalada em sistemas de microgeração e mineração distribuída em residências, comerciais, rurais e industriais. 

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) afirma que mais de 99% das instalações de geração distribuída no Brasil são de fonte solar fotovoltaica. São mais de 170 mil sistemas solares e um investimento acumulado que já chega a mais de R$ 10 bilhões desde o marco regulatório de 2012.

Esses números, apesar de positivos, ainda não chegam nem perto de impressionar, visto que o Brasil é o país com maior potencial para a produção de energia solar no mundo. Acontece que, ao contrário de outras nações continentais, nosso país tem alta exposição solar em todos os cantos e durante todas as estações do ano.

Dentre os estados que mais se destacam na implementação de energia solar fotovoltaica, estão Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Mato Grosso também demonstra grande crescimento.

Dentre os consumidores, as residências se destacam, com mais de 70% do total dos sistemas de energia solar fotovoltaicos, seguidos pelas empresas de comércio e serviços, que representam 17,99%. Acompanhe o ranking dos estados e todos os dados no site da ABSOLAR.

Isso demonstra o quanto ainda há espaço para crescer, pois grandes segmentos rurais e industriais ainda não investem em energia solar com força. Juntos, temos menos de 9% dos sistemas solares instalados em indústrias e propriedades rurais. 

A energia eólica, por exemplo, tem mais de 15 GW instalados, o que é muito mais representativo hoje, e isso se dá justamente pela grande aderência dos segmentos industriais, comerciais e também do setor público. Segundo o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o Brasil precisa de um novo marco regulatório para dar mais segurança aos investidores.

Por que você também deve investir em energia solar

Enquanto o mercado de energia solar continua a crescer e conquistar cada vez mais espaço na matriz energética nacional, você pode aproveitar o momento para investir em um sistema para sua empresa ou residência e já começar a economizar.


Sua conta de luz pode cair mais de 95% e você nunca mais precisará se preocupar com as temida bandeiras tarifárias, que tanto prejudicam o orçamento. O sistema de energia solar tem alta durabilidade, com mais de 20 anos sem necessidade troca e pouquíssima manutenção. Saiba mais sobre energia solar fotovoltaica e comece a economizar. Solicite agora um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *