O futuro energético e as energias renováveis

O futuro energético e as energias renováveis

O futuro energético do mundo está se moldando a todo instante e as energias renováveis tem um grande papel nesse movimento. As fontes de energia tradicionais se mostram cada vez mais insustentáveis pela forma como são, muitas vezes, limitadas, prejudicam o meio-ambiente e ainda passam a custar cada vez mais.

As fontes alternativas de energia elétrica, pelo contrário, utilizam recursos renováveis, não são danosas ao meio-ambiente e ficam cada vez mais baratas. A energia solar, por exemplo, é produzida em qualquer lugar atingido pelo sol, basta instalar um sistema fotovoltaico e a energia será gerada e distribuída, sem depender de muitos outros fatores.

Porque escolher energias renováveis é o caminho

Até 2050, as fontes de energia renováveis produzirão quase metade da energia elétrica no mundo, segundo um relatório da Bloomberg NEF, ao mesmo tempo, a demanda por energia elétrica tende a aumentar e as energias renováveis aparecem para suprir esse aumento, que dificilmente é sustentável apenas pelas fontes convencionais de energia.

A energia gerada pelas usinas de carvão, hidrelétricas, termelétricas e nucleares, quando suficiente, causa danos à natureza e quando não consegue atender a todos, gera altíssimos custos aos usuários e até momentos de racionamento nas grandes cidades.

No Brasil, por exemplo, desde os anos 1990, tem sido comum o aumento das taxas de energia no período das secas, devido a redução dos níveis dos rios, o que prejudica a geração de energia das hidrelétricas, levando à compra de energia elétrica de outros países e o aumento dos custos das contas de luz para os cidadãos.

Por outro lado, as outras formas citadas de produção de energia e a forma como utilizamos a eletricidade e os combustíveis fósseis tem ligação direta com as mudanças climáticas, prejudicando a produção de energia, em um ciclo insustentável e oneroso para todos, desde governos e produtores de energia, até o consumidor final.

Fuja desse ciclo e faça como governos, empresas e pessoas do mundo inteiro: invista em energias renováveis. A instalação de um sistema de energia solar em seu imóvel, por exemplo, é totalmente viável, com a Boreal Solar fazendo os estudos necessários, lidando com as burocracias e implementando um sistema de painéis solares com durabilidade de cerca de 20 anos.

O dinheiro investido no sistema de energia solar fotovoltaico é recuperado em cerca de 6 anos, com uma redução real na conta de luz de mais de 95% e pouquíssima necessidade de manutenção. Além disso, seu imóvel com painéis solares ainda é valorizado.


A energia solar é um investimento no futuro do planeta e uma solução imediata para você que deseja economizar. Faça um orçamento sem compromisso com a Boreal Solar e saiba como ter um sistema de energia solar fotovoltaico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *