A energia solar e seu impacto no clima

A energia solar e seu impacto no clima

A energia solar tem um impacto positivo no clima e meio ambiente e não pode ser desconsiderado. Um estudo divulgado em outubro pelo FMI e a Universidade de Cambridge apontou que as mudanças climáticas podem afetar o PIB em mais de 7%. Dados como estes comprovam o valor das energia renováveis.

Combustíveis fósseis emitem gases nocivos à saúde humana como o dióxido de enxofre (SO2), os óxidos de nitrogênio (NOx) e o dióxido de carbono (CO2), que também causam o aquecimento global. A energia solar como fonte de energia reduz em 100% a emissão destes e outros elementos causadores de problemas climáticos.

Absorvendo energia através de um processo completamente limpo, em que é captada a radiação solar e convertida em energia elétrica, os sistemas de energia solar ainda são soluções que barateiam a produção de energia e já começam a fazer a diferença, inclusive no Brasil, um dos países emergentes que mais investe em energia renovável.

Os painéis solares podem ser instalados em qualquer lugar, desde que fiquem expostos ao sol, ao contrário de outros meios de produção e fontes de energia elétrica que demandam diferentes tipos de exploração e processos físicos ou químicos que geram impactos diretos no meio ambiente.

Além disso, sistemas de energia solar podem ser instalados em residências, em empresas ou indústrias, por agricultores e pecuaristas em suas propriedades rurais ou mesmo por governos, em suas usinas de produção. 

Produzir energia limpa em pequena, média ou grande escala não é só muito bom para o meio ambiente, como também é muito mais barato a médio e longo prazo do que pelos meios tradicionais. 

Hoje já vemos países como a Alemanha e Estados Unidos promovendo a disseminação da energia solar como meio de produção, inclusive com ações como a construção de ciclovias que também geram energia solar e promovendo leis que exigem que todas as construções residenciais tenham um sistema de energia solar instalado.

No Brasil, os incentivos ao crescimento do número de sistemas de energia solar são poucos, mas mesmo assim há um crescimento exponencial na última década, desde o marco regulatório de 2012 existe uma discussão constante para promover a energia solar entre usuários, empresas e indústria.

Invista em energia solar

O meio ambiente e a humanidade agradecem pelo crescimento da energia solar no mundo e você pode fazer sua parte investindo em um sistema de energia solar fotovoltaico para sua empresa ou residência e ser premiado com uma redução na conta de luz de até 95%, além de uma produção e consumo garantida por pelo menos 25 anos. Saiba tudo sobre energia solar e solicite um orçamento sem compromisso com a Boreal Solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *