Uma das grandes preocupações da atualidade é possibilitar meios de desenvolvimento sustentável, que permitam às economias continuarem crescendo, sem prejudicar a saúde do planeta e das próximas gerações. A iminência do aumento de temperatura causado pelo aquecimento global tem levado à adoção de métodos de energia limpa, que são aquelas que não geram gases poluentes nem resíduos sólidos nocivos à natureza.
Atualmente, cerca de 20% de toda a energia gerada e consumida em todo o mundo é produzida por fontes de energia limpa. Entre as mais conhecidas está a energia solar fotovoltaica, que utiliza a luz solar para gerar eletricidade, por meio de painéis solares instalados em residências e empresas. Método acessível e popular, a energia solar fotovoltaica tem sido difundida em todo o mundo por não produzir gases poluentes, permitir a produção autônoma de energia e gerar economia na conta de luz. Além dela, outros métodos têm se tornado populares e sua utilização crescido em diversos países, como a energia eólica e a hidráulica.
Apesar de menos conhecidos, porém, existem diversos outros modelos de geração de energia limpa, capazes de colaborar com a construção de um planeta mais sustentável. Listamos abaixo três dos tipos de geração de energia que não têm como consequência a produção de poluentes ou a degradação significativa do meio ambiente.
Este método de geração de energia usa a decomposição de materiais orgânicos para gerar combustão ou fermentação, resultando em calor, combustível ou eletricidade. A partir de restos de alimentos, frutas e legumes ou gordura vegetal e animal, o processo de biomassa produz, por exemplo, biodisel e etanol, que podem ser usados como combustível em automóveis ou mesmo indústrias. Duas das fontes mais conhecidas atualmente são o milho e a cana-de-açúcar, muito usada no Brasil.
O processo pode gerar alguma queima de gases, mas reduz consideravelmente as taxas de poluição em comparação a meios como os combustíveis fósseis, além de utilizar fontes renováveis e colaborar para a redução do lixo descartado no planeta.
O mar pode ser considerado fonte de energia de alto potencial, não só pela extração do petróleo, mas também pela força de suas ondas e da variação de marés. Uma forma de produzir energia pelos oceanos sem causar impactos ambientais é a partir de turbinas e centrais elétricas instaladas para captação da movimentação das águas.
Também conhecido como energia das marés, esse tipo de geração aproveita a diferença de nível das águas para girar as turbinas, em um processo parecido com o das hidrelétricas. Com o movimento das marés, o sistema é ativado, produzindo energia cinética, que então é convertida em eletricidade. Um formato parecido é utilizado para o aproveitamento da energia das ondas, ambos sem gerar poluição ou alterações no ambiente marítimo.
O centro da Terra também pode ser uma importante fonte para geração de energia limpa. Apesar de ser um método caro e pouco eficiente, a exploração de energia geotérmica utiliza uma fonte renovável e não poluente, tendo potencial para substituir parte da energia gerada atualmente por meios não ecológicos.
Originado a cerca de 60 km da superfície terrestre, o calor produzido pelo magma presente no interior da Terra faz com que a água presente no solo seja evaporada, podendo gerar calor e energia elétrica. Para seu aproveitamento, é necessário encontrar localidades onde o acesso ao magma seja mais fácil e perfurar a terra, criando centrais de energia geotérmica.
Existem ainda outras formas de gerar energia por meio de métodos renováveis e não prejudiciais ao planeta. Conhece algum deles? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
2 Comentários
Eu tenho um projeto de um tipo de energia de forma esférica, mas não existe nada sobre isso, para que eu pesquise O que realmente é…
Tem também a eólica e biogás