A instalação de cada painel solar impacta na construção de um futuro melhor para nosso planeta. Ao evitar a emissão de gases poluentes e reduzir a necessidade de energia produzida nas hidrelétricas, cada consumidor que opta pela energia solar faz sua parte no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e engajada na redução dos impactos naturais.
Se um único projeto de geração de energia residencial já faz a diferença por um mundo mais sustentável, imagine a relevância de grandes construções que utilizam a energia solar. Separamos 4 grandes projetos de energia solar ao redor do mundo, que são referência no aproveitamento energético sustentável.
A estação de trem da Antuérpia, na Bélgica, tem metade de sua energia gerada a partir de painéis fotovoltaicos. Ao todo, são 1.600 painéis, formando um túnel solar com 3,2 quilômetros de extensão. A estrutura tinha como objetivo proteger os trens e evitar a queda de árvores ao redor da linha da estação. Durante a construção, porém, percebeu-se o potencial da estrutura de receber equipamentos para geração de energia solar, tornando o túnel duplamente sustentável.
Localizada na região francesa de Les Mées, a maior fazenda solar do mundo utiliza a luz do sol nos processos agrícolas, criando uma área de 200 hectares de estrutura fotovoltaica. São 112.000 módulos solares, capazes de produzir 100MW de energia. Projetada estrategicamente para realizar diversas ações sustentáveis, a fazenda fica a 800 metros acima do nível do mar e recebe altos índices de irradiação. Sua altitude ajuda na produção de até 15% a mais de energia, em relação à média mundial. A quantidade produzida seria capaz de abastecer cerca de 12 mil famílias franceses todos os meses.
Conheça outros projetos que usam energia alternativa no mundo.
Quase 9 mil placas solares formam a cobertura do primeiro estádio esportivo do mundo completamente movido a energia solar. A energia produzida pelos painéis consegue iluminar todo o espaço, que conta com mais de 3 mil lâmpadas e dois telões para transmissão dos jogos. O estádio foi finalizado em 2009 e tem capacidade para receber até 55 mil torcedores. Sua estrutura para geração de energia solar é capaz de evitar a emissão anual de 660 toneladas de gás carbônico na atmosfera, reduzindo a poluição do ar no país.
Uma cidade no interior do Japão abriga uma das mais impressionantes estruturas solares do mundo. O Sanyo Solar Ark foi inaugurado em 2002 na Província de Gifu, concentrando mais de 5 mil painéis solares em um único edifício. O projeto em forma de arco possui 315 metros de largura e 37 metros de altura, cobertos por placas e lâmpadas de led. A estrutura abriga também o centro de pesquisa em tecnologia solar da Sanyo e produz mais de 500 mil kWh de energia por ano.
Veja também 3 soluções sustentáveis e criativas para seu projeto de arquitetura.
Conhece algum outro grande projeto de energia solar que é considerado referência no mundo? Conte pra gente nos comentários.