Entenda como funciona a captação de energia solar

captacao-solar

Conheça o processo de conversão da luz do sol em energia elétrica para sua casa

Você sabia que o sol fornece para a superfície terrestre cerca de 10 mil vezes mais energia do que a quantidade que toda a população mundial é capaz de consumir? O sol é a maior fonte de energia disponível no nosso planeta e sua incidência pode ser transformada não só em potencial térmico, como também em eletricidade para residências, comércios e indústrias.

Entenda como as placas solares permitem captar a luz do sol e transformá-la em energia para abastecer sua casa de forma sustentável e econômica:

1 – Captação da luz solar

Os painéis solares mais utilizados atualmente são formados por células fotovoltaicas, compostas, na maior parte das vezes, por silício, disposto em duas camadas. Durante o processo de fabricação do silício, uma camada recebe uma dopagem de fósforo, enquanto na outra é adicionado boro, elementos que modificam a condição dos elétrons presentes no material. Assim, uma das camadas fica com carga negativa e a outra, positiva, obtendo-se o efeito fotovoltaico: quando os fótons – presentes na radiação solar – se chocam com a célula fotovoltaica, eles fornecem energia e transformam os elétrons em condutores. O fluxo de elétrons entre as camadas positiva e negativa da célula é o que gera corrente elétrica, que posteriormente será convertida na eletricidade padrão que utilizamos nas lâmpadas e nos equipamentos.

2 – Conversão de energia solar em elétrica

A corrente gerada nas placas solares é conduzida até o inversor fotovoltaico. Esse equipamento transforma a corrente gerada pelo painel, tornando-a compatível com a rede elétrica e disponibilizando-a para o uso. Assim, o sistema direciona toda a energia gerada em cada um dos painéis solares para o padrão de consumo, que vai distribuir a eletricidade para a residência, empresa ou indústria.

3 – Utilização da energia gerada

No sistema interligado à rede, também conhecido como grid-tie ou on-grid, a energia elétrica disponibilizada pelo inversor é ligada no quadro de distribuição e pode ser utilizada em todos os aparelhos elétricos ou sistemas de iluminação, da mesma forma que acontece com a energia oferecida pelas concessionárias.

4 – Aproveitamento do crédito de energia

Após a instalação do seu gerador solar fotovoltaico, a concessionária de energia substituirá o medidor atual por um medidor bidirecional, que mede a quantidade de energia que você consome e a que você produz além do seu próprio uso. A eletricidade gerada pode, então, ser utilizada no mesmo momento ou ser direcionada para a rede elétrica. Quando a quantidade produzida é maior do que o consumo, o excedente de energia é “emprestado” à concessionária e transformado em créditos, para serem utilizados posteriormente. Além da facilidade, o processo tem a vantagem de não afetar o meio ambiente e de gerar economia para quem o utiliza.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para nos dizer o que achou do artigo.

5 Comentários

  1. Marcelo Perez disse:

    Uma ideia essa,energia sustentavel afinal estamos em um pais tropical e o sol e uma fonte de energia infinita,parabens pela iniciativa.
    Gostaria de saber como posso receber catalogos sobre o equipamento.
    M

  2. Orlando Siqueira disse:

    É muito interessante todo sistema, eu gostaria de poder participar trabalhando com a instalação, como posso fazer parte dessa evolução, sou da área, sou eletricista?

    • Boreal Solar disse:

      Olá, Orlando, tudo bom?
      Obrigada pelo contato! Você pode nos enviar um whatsapp para o número (44)9105-9229? Assim, poderemos conversar melhor!
      😉
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *