Energia solar fotovoltaica ou fototérmica?

energia-solar

Conheça as diferenças entre os dois métodos de gerar energia por meio da luz do sol

São duas as formas principais de geração de energia por meio da luz do sol: a fototérmica e a fotovoltaica. Entre suas principais diferenças estão a técnica utilizada e o resultado de seus processos, que pode ser o aquecimento de líquidos e gases, ou a geração de energia mecânica ou elétrica.

A energia solar fototérmica pode ser produzida a partir da captação dos raios solares por superfícies espelhadas ou por coletores, que absorvem a radiação e permitem o aquecimento de líquidos ou gases. O calor proporcionado pela luz solar aumenta a temperatura do líquido ou gás armazenado, que pode ser usado para uso residencial, comercial ou mesmo para processos industriais.

Em equipamentos planos, o calor gerado é convertido por meio das chamadas placas solares, que podem ser instaladas no telhado de edificações de portes diversos. A água aquecida por eles pode ser utilizada para consumo pessoal, durante o banho ou em torneiras, e também na lavagem de utensílios e ambientes. Em grande escala, o aumento da temperatura de gases ou a produção de vapor pelo calor do sol também podem ser aproveitados em processos de movimentação de turbinas, gerando energia mecânica e elétrica através de usinas termelétricas.

A outra possibilidade de geração de energia por meio do sol é realizada a partir da conversão direta da luz em eletricidade. A energia solar fotovoltaica é gerada através da captação de luminosidade por células solares, materiais que geram corrente elétrica quando seus componentes são acionados pela luz solar. Entre os mais indicados para essa finalidade está o silício, elemento que compõe grande parte dos painéis solares fotovoltaicos.

Os painéis fotovoltaicos também devem ser instalados no alto de casas ou prédios, onde exista incidência solar e pouco sombreamento. A corrente elétrica que resulta de seu processo é gerada enquanto há captação de radiação, ou seja, durante todo o dia. O consumo da eletricidade produzida, porém, pode continuar durante a noite, através de estruturas de armazenamento e conversão de créditos.

Entre seus pontos práticos de diferença, a energia gerada pelos paineis fotovoltaicos e pelas placas fototérmicas diverge pelos processos, estruturas, produtos e aplicações. Ambas podem gerar eletricidade através de técnicas diferentes, mas apresentam aplicações variadas de acordo com a finalidade do consumo. Para residências e condomínios, por exemplo, a energia fototérmica é mais indicada para aquecimento de água para higiene pessoal, enquanto a energia solar fotovoltaica proporciona geração de corrente elétrica para uso em todos os equipamentos elétricos, inclusive o chuveiro.

Já entre os fatores de semelhança, a energia solar fotovoltaica e fototérmica estão entre as principais formas de aproveitamento do sol para geração energética e aquecimento, apresentando como vantagens a economia e independência em relação a concessionárias. Outro ponto de similaridade é que ambas utilizam uma mesma fonte inesgotável e universal de energia: o sol.

Além desses dois processos, muito utilizados em casas e edifícios, o sol também é capaz de gerar energia indireta por meio das alterações de temperatura das massas de ar e das águas oceânicas, por exemplo, produzindo energia eólica e de marés. O fator fundamental que une todos esses métodos é a possibilidade incalculável de renovação. Por meio do sol, é possível gerar energia sem causar danos agressivos ao meio ambiente, preservando o planeta e garantindo a manutenção da vida.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber qual a técnica mais indicada para seu condomínio, comércio ou residência? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *